Louvores Abençoadores

quinta-feira, 26 de março de 2015

Como Satanás Rouba Os Corações

Texto: 2 Samuel 15:1-7 

Introdução: Davi amava muito Absalão, mas aquele a quem ele amava está tentando roubar o reino de seu próprio pai. Este é um capítulo terrível que mostra alguns dos eventos que aconteceram após o terrível pecado de Davi. A espada de juízo certamente caiu sobre a casa de Davi.
Gostaria de sugerir que Absalão seja um tipo de Satanás. Como ele cumpre esse tipo, ele está tentando tomar o reino do verdadeiro rei. Ele queria o reino que pertencia ao rei Davi, seu pai. Isto é o que Satanás tem tentado fazer ao longo da história. Absalão é mencionado aqui "roubando o coração dos homens de Israel" para que ele pudesse ser o rei em lugar de Davi seu pai ...

I. Ele tenta roubar seu coração, mudando o seu foco. (Vv. 1-4)
Um dos pecados mais fáceis para o cristão cometer é tirar os olhos de Jesus (Hebreus 12:1-2). Satanás sabe disso e faz todos os esforços para mudar o seu foco fazendo com que você tire os olhos do verdadeiro rei! Observe de que forma isso acontece.

        A. Satanás usa a distração para mudar seu foco. (Vv. 1-2)
Absalão era um jovem muito atraente, mas também era muito astuto, esperto e ambicioso. Ele cobiçava o reino de seu pai. Sempre que alguém fica com ciúmes de alguém ou cobiça o que alguém possui, é Satanás agindo. Esse foi o caso de Absalão. Absalão preparou carros e cavalos e tinha cinquenta homens que corriam adiante dele para fazer com que os súditos do reino tirassem os olhos do verdadeiro rei e olhassem para ele. Ele usou isso como um meio para ganhar a atenção do povo.
Basta pensar nas muitas maneiras diferentes que Satanás tenta não somente distrair mas, também atrair as pessoas para si mesmo. Ele usa os prazeres, o sexo, o entretenimento mundano, esportes, trabalho, materialismo e até mesmo as atividades da família para atrair as pessoas para si mesmo. Estas coisas em um ambiente adequado pode ter valores saudáveis ​​e de qualidade, mas debaixo das influências pervertidas de Satanás pode ser uma distração terrível. Tudo o que dificulta sua caminhada com Cristo, ou faz com que você se torne infiel à igreja, é uma distração.

         B. Satanás usa o engano para mudar o seu foco. (Vv. 3-4)
Satanás é o grande falsificador e o "pai da mentira". Ele começou seu magistral trabalho de engano no Jardim do Éden, quando ele disse: "É assim que Deus disse" (Gênesis 3:1), quando Deus não havia dito. Ele será lançado no lago de fogo com esta sentença: "e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos" Apocalipse 20:10
Absalão mentiu dizendo aos súditos do Rei Davi que não havia ninguém encomendado pelo rei para ouvi-los. Ele também disse que, se ele fosse rei e se ele fosse juiz na terra ele iria fazer-lhes justiça. Satanás também é assim. Ele vai dizer que você não precisa da religião dos velhos tempos. Ele irá dizer-lhe que o seu pecado não é de todo ruim. Ele irá dizer-lhe que, se todo mundo está fazendo, não tem problema, você também pode fazer.
Satanás também irá sussurrar e dizer-lhe que o Senhor não te ouve quando você ora. Ele irá dizer-lhe que o Senhor já não faz milagres. Ele vai lhe dizer que milagres é coisa do passado. Eu quero dizer a você nessa noite que o diabo é um enganador e mentiroso! Eu quero dizer isso alto o suficiente para que cada demônio encomendado por Lúcifer, possa ouvir. O diabo é um mentiroso!

        C. Satanás usa o desânimo para mudar seu foco. (V. 3b-4)
Como Absalão continuou suas mentiras, ele lhes disse que não havia "nenhum homem da parte do rei quem te ouça." Satanás gosta de usar negativos para desanimar os súditos do verdadeiro rei. Ele vai dizer ao pregador que seus sermões não são mais relevantes para os seus ouvintes. Ele vai dizer ao professor da escola dominical que ele não é academicamente qualificado para ensinar. Ele irá dizer-lhe que você é jovem demais ou que você está velho demais para servir a Deus.

Ele gosta de dizer a alguém que está orando por um ente querido perdido que é tarde demais para que a pessoa seja salva ... Satanás quer que o líder do ministério de louvor pense que a sua voz não é boa o suficiente. Ele quer que o jovem pense que Deus não pode lhe dar uma companheira adequada. Ele irá dizer-lhe que ninguém na Igreja se importa com você. Ele irá dizer-lhe que Deus não vai perdoá-lo de seu pecado.

Estas são algumas das maneiras que Satanás usa para fazer você tirar os olhos do verdadeiro Rei. Esta é a razão que Hebreus nos diz quando tiramos os olhos dele e ficamos desanimados para "...levantar as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado" (Hebreus 12:12-13). Em seguida, é-nos dito para buscar diligentemente "Jesus" (vv. 13-14).

II. Ele tenta desafiar a sua fé. (Vv. 5-6)
A fé é substância (Hebreus 11: 1). Como cristãos não podemos operar corretamente sem fé. Sem fé é impossível agradar a Deus. Satanás sabe disso e vai tentar nos fazer agir fora do domínio da fé. Ele é bom nisso, pois ele tem muita prática. Ele faz isso para que nós possamos duvidar da Palavra de Deus.

         A. Ao fazer com que você considere isso, então, ele fará você vacilar. (V. 5)
Satanás tenta seduzi-lo em sua armadilha, enquanto faz você considerar o caminho dele versos o Caminho do Verdadeiro Rei. Depois que Absalão falou mentiras aos súditos de seu pai, o rei Davi, ele estendia a mão e pegava a mão de quem estava oferecendo reverência e a beijava. Esta era uma forma de ganhar o favor e a aceitação daqueles que dele se aproximavam.
Satanás fará o que for preciso para atraí-lo ao ponto de considerá-lo. Toda vez que se começa a considerar uma alternativa à Verdade, a pessoa estará se tornando vulnerável ​​a derrota ou a destruição. Abraão nos ensina esta verdade com o seu exemplo: "e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara; contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus" (Romanos 4:19-20).
Quando se está operando na arena da fé, deve se mover apenas pela fé e não pela visão. Se Abraão tivesse se movido apenas pela vista, ele não teria feito outra coisa a não ser vacilar ao pensar na ideia de que ele seria capaz de gerar um filho na sua velhice. Ele era, portanto, "fortalecido na fé" ...

          B. Ao fazer com que você compare isso, ele fará com que você pare. (V. 5)
Absalão estava chamando a atenção para si mesmo fazendo com que os súditos de Davi fizessem uma comparação. Eles poderiam ver o carisma deste "novo rei" e dizer: "Ele é jovem e está disponível para nos ajudar. Isso nos ensina que Satanás pode colocar as coisas diante de nós que será atraente aos nossos olhos, levando-nos a questionar a nossa fé. Existem muitos movimentos lá fora, no mundo religioso que estão pintando a "religião dos velhos tempos" como um desvanecimento, uma relíquia frágil do passado. Eu ainda estou contente com os hinos que falam sobre o sangue e o Livro Sagrado.

Agradeço a Deus por uma Bíblia que pode parecer velha e antiquada para alguns que agora preferem uma mais elegante e um modelo mais moderno, mas eu vou ficar com o Clássico. A velha Bíblia tem me feito muito bem e eu vou confiar nela até o fim!

III. Ele tenta roubar seu coração para que ele possa controlar o seu futuro. (V. 6)
Satanás não quer você só agora, ele quer todos os seus amanhãs. Ele quer o seu futuro. Um dos grandes aspectos de caminhar na fé é a esperança do futuro. Satanás quer roubar-lhe o seu futuro. "Vamos fazer um acordo". Se você vender tudo o que Deus pode dar-lhe a partir de hoje e por toda a eternidade para que Satanás possa lhe dar apenas uma vida miserável, vale a pena? Você está realmente disposto a fazer esse tipo de comércio? Eu não encontrei nada que Satanás tem que eu quero...

          A. Ele oferece apenas aquilo que é temporário. (V. 6)
Eu sei que isto é assim, porque Satanás é apenas temporário. Ele não pode oferecer nada além de sua própria existência, exceto no lago de fogo. Até mesmo os prazeres do pecado são temporários. Deus havia escolhido Davi para ser rei e seu filho não poderia destrona-lo de seu reino, até que Deus estivesse completamente terminado com ele.

         B. Ele oferece apenas o que é lixo. (V. 6)
O melhor de Satanás é apenas lixo; o pior de Deus continua sendo tesouro. Eu tenho lido histórias de "ricos e famosos" que parece que tem tudo, mas realmente não tem nada. Você já percebeu que muitos sequer têm uma vida familiar estável. Muitas vezes eles têm vários casamentos e lares miseráveis. Têm riqueza, mas eles também têm dor.
Posso assegurar-vos que há mais na vida do que apenas ganhar a vida e adquirir uma grande riqueza. Não seria muito melhor viver uma vida que tem verdadeiro valor e vale a pena?

         Conclusão: Há alguns de vocês aqui que estão deixando Satanás roubar seus corações, assim como Absalão furtava o coração dos que estavam sujeitos ao Rei Davi.
  Por favor, dê o seu coração a Cristo completamente; não deixe que Satanás tenha o seu coração...

Provérbios 4,23:

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

sexta-feira, 20 de março de 2015

Incredulidade: Um Pecado Ignorado


 Texto: Hebreus 3:7-19

Introdução: Nós não entendemos os efeitos devastadores da incredulidade sobre nossas vidas. As pessoas falam sobre pecados terríveis, e o pecado imperdoável, e nós não podemos nem falar deles perto de nossos filhos. Mas não vai ser o pecado de roubo que vai nos mandar para o inferno, nem assassinato, nem fornicação e adultério.
 
Se fizéssemos uma pesquisa em nossa congregação hoje, um deles poderia ser votado como o "pior" pecado. Mas se eu perguntasse quantos têm problemas com o pecado da incredulidade, provavelmente todos nós teríamos que vir até o altar. O verso 19 diz: "Eles não puderam..." por causa da incredulidade.
 
Se no reino espiritual ou secular, a maioria das pessoas não pode fazer as coisas que eles querem por causa da incredulidade. Nestes versos, quatro coisas são direta ou indiretamente indicado sobre este pecado.

I. A incredulidade nunca tem provas suficientes. 3:9-10

A. Basicamente todo nós temos a mesma informação para extrair.
1. As mesmas promessas, a mesma Palavra de Deus, os mesmos exemplos de pessoas para olhar e etc.
2. Mas algumas pessoas têm conseguido guardar isso, e outros não, apesar de terem a mesma prova.
3. Você está à espera de mais uma coisa?
4. O que vai fazer você crer?
B. Observe o exemplo dos filhos de Israel:
1. Eles permaneceram na escravidão por 400 anos.
2. Eles clamaram a Deus, Moisés os libertou e, em seguida, dois milhões de pessoas testemunharam todos os tipos de milagres - pragas, piolhos, toda a água se transformou em sangue, o anjo da morte...eles viram tudo isso.
3. Eles viram os egípcios deixá-los ir, as águas rolarem em grandes paredes, e eles viram isso bem atrás deles.
4. Eles ainda assim não acreditavam.
5. A incredulidade nunca tem prova suficiente.
6. Quarenta anos no deserto vendo grandes obras de Deus e ainda assim não foi suficiente.
7. E se Deus tivesse feito mais, ainda assim não teria sido suficiente.
C. Observe o exemplo do homem rico e Lázaro. (Lucas 16:19-31)
1. O homem rico implorou ao Senhor que enviasse alguém para falar com seus cinco irmãos ainda vivos, mas o Senhor disse ainda que se ele ressuscitasse dentre os mortos, eles ainda não acreditariam.
2. A falta de fé nunca é preenchida, mas continuamente deve ser alimentanda - deve ver algo maior, melhor.

II. A incredulidade nos rouba oportunidades. 3:11-16

A. Os filhos de Israel e a Terra Prometida
1. Deus sorriu para eles e chamou-os em parceria com Ele.
2. Depois que eles atravessaram o Mar Vermelho, eles viram o litoral coberto de corpos de soldados egípcios, se viraram e viram a coluna de fogo ou a nuvem - tinham tudo a favor deles.
3. Só que eles ainda permaneciam incrédulos e vagaram no deserto com isso por 40 anos.
B. Judas Iscariotes
1. Ele teve a oportunidade de andar e falar com o Senhor, mas uma palavra descreve a vida de Judas... desperdício!
2. Quando não cremos que Deus vai cuidar de nós, então nós tomamos as coisas em nossas próprias mãos...
3. E isso não nos aproxima mais dEle do que estávamos quando começamos.
C. Os Brasileiros:
1. Uma das razões porque não acreditamos é porque talvez a gente vê muitos milagres.
2. Talvez estejamos acomodados demais.
3. Enquanto cuidava dos rebanhos no lado ocidental do Monte Horebe, Moisés virou de lado para olhar para uma sarça ardente.
4. Por causa da combustão espontânea do sol no meio dos arbustos secos do deserto, a visão era bastante comum.
5. Ninguém prestou atenção ao que parecia um evento insignificante e comum, até que Moisés se voltou para ver, e foi então que Deus falou com ele, deu-lhe a oportunidade.
6. Preste atenção aos pequenos fios que é preciso para fazer uma vassoura; pequenas coisas se somam.

III. A incredulidade traz indignação a Deus. 3:17

A. É comparado à dor que sentimos quando vemos um ente querido com dor.
1. A geração de Israel viu a obra de Deus por quarenta anos e ainda tinha a incredulidade.
2. Esta indignação afeta Deus.
3. Deus sempre significou bom para nós, mas ainda assim não cremos, recusamos e questionamos: "Mas... mas..."
4. Nós na verdade, suspeitamos de Deus.
B. Deus sente como se ele estivesse realmente nos perdendo, assim como lamentamos quando vemos os nossos entes queridos pouco antes de eles morrerem.
1. A incredulidade é o único pecado que limita Deus e desenha um perímetro em torno do que Ele pode fazer.
2. "Por causa de sua incredulidade..." Mateus 13:58
3. "Por causa de vossa pouca fé..." Mateus 17:20
IV. A incredulidade traz destruição. 3:17-18

A. Os filhos de Israel:
1. Apenas dois dos 600 mil ficaram.
2. Isso significa que houve uma média de 41 mortes por dia.
3. Houve lamento, lagrimas, choro por dias a fio, por quarenta anos.
4. Os jovens, finalmente disseram: "Isso não é bom!" e creram em Deus.
B. Período da Tribulação:
1. Durante este tempo, haverá muitas calamidades.
2. Uma em cada três pessoas na terra vai morrer, e ainda assim o restante ainda não vai se arrepender! Apocalipse 9:20-21 "Os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras das suas mãos, para deixarem de adorar aos demônios, e aos ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar. Também não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos".
C. Brasil:
1. Estamos em declínio por causa da incredulidade.
2. A destruição eventualmente acontecerá.
 
Conclusão: A crença é uma oferta limitada. Se houver uma verdadeira pechincha na cidade, uma verdadeira boa oferta, haverá um limite para isso. É assim que é com a salvação. Deus disse que Seu espírito nem sempre vai contender com o homem. Mas não cometa o erro de pensar que a incredulidade lida apenas com a salvação. Ela vai muito mais além do que isso. Não deixe que o último verso seja o nosso epitáfio "Nós não podemos" por causa da incredulidade.  Veja: Como desenvolver uma fé forte
 
O que devemos fazer com a nossa incredulidade é arrepender-se, pedir perdão ao Senhor, colocar novamente a nossa confiança nEle. A incredulidade tem um preço mais elevado do que qualquer pessoa pode pagar. Ficaríamos muito magoados se nossos filhos dissessem: "Eu não vou obedecê-lo, porque eu não acredito em você." Deus está olhando para a nossa confiança e fé que se manifesta em nossa obediência a Ele.
 



domingo, 1 de março de 2015

O DEUS QUE COMEÇA E TERMINA


Zc 4; Hb 10.36

Destruir é fácil, mas reconstruir é sempre mais difícil.
- Reconstruir coisas,- Reconstruir relacionamentos,
- Reconstruir casamentos,
- Reconstruir ministérios,
- Reconstruir vidas...Deus é especialista em reconstruir, restaurar, fazer de novo, mas isso poderá levar mais tempo do você imagina, Ele também poderá fazer de uma maneira bem diferente da sua.
Você precisa crer e perseverar até a obra ficar totalmente pronta no tempo de Deus e do jeito de Deus.

PARA VOCÊ VER A OBRA COMPLETA EM SUA VIDA...

1. DEUS PRIMEIRO  TE ACORDA: v. 1
· A nação de Israel estava destruída... A Babilônia tinha vencido e todo o povo de Israel havia sido levado cativo... Isso durou 70 anos, até que agora, nesse ponto que estamos no cap. 4, o povo de Israel voltou para o seu lugar e se lançou à tarefa de reconstruir, de entre os escombros, a nação, que antes, era tão poderosa.
· Agora, nesse v. 1, lemos em Zacarias, como ele estava atordoado por ver sua gente destruída... Tudo causou uma confusão nos sentidos do profeta, até ele ser despertado “como um homem que é despertado do seu sono”.
· É um anjo de Deus que faz o serviço de despertar a Zacarias que, absorto em seus pensamentos e sentimentos, não se animava em reconstruir a cidade.
· · Quando as crises chegam sejam de ordem pessoal, familiar, matrimonial, financeira, essas crises podem causar em nós um impacto tão grande que ficamos depressivos, a ponto de perder de vista a maneira de como resolver nossos problemas... Aí, precisamos ser despertados como pessoas que dormem.
· · E Deus, através de diversas formas, desperta a nossa atenção a fim de reconstruir nossa vida.
· Deus usa a Bíblia, usa a palavra de sabedoria de um irmão, usa uma circunstância para reconstruir nossa vida.
· · E hoje, nesta noite, Deus está despertando você a fim de reconstruir a sua vida!

PARA VOCÊ VER A OBRA COMPLETA EM SUA VIDA...

2. DEUS MOSTRA O SEU VALOR: v. 2
· Nesta visão de Zacarias, depois dele ter sido despertado para ver a maneira como Deus iria reconstruir a nação, é mostrado a ele um candelabro.
· Zacarias descreve esse candelabro como um candelabro de ouro maciço...
· Isto nos leva a pensar que esse candelabro era de um valor incalculável, imensurável...
· · Mas, o que era esse candelabro? Era um símbolo de Israel... O candelabro simboliza o povo de Deus.
· · Deus estava mostrando a Zacarias: “Israel é precioso para mim... aos meus olhos é povo valioso e de grande estima, por isso, faço até o impossível para que esse povo volte a Jerusalém e tenha sua cidade reconstruída e sua vida reconstruída.”
· · As pessoas, para Deus, são de alto valor... não por causa de qualidades próprias ou por causa de boas coisas feitas...

· · VOCÊ É MUITO ESPECIAL E IMPORTANTE PARA DEUS!

· Tal é o amor de Deus por nós e nossa importância para Ele, que Jesus decidiu, voluntariamente, dar-se a morrer pelo perdão de nossos pecados na cruz!
· · Deus ama as pessoas e uma dessas pessoas é você... Você é para Deus esse candelabro de ouro maciço, valioso, formoso e importante!
· · Irmão...Sua vida está destruída, se sua vida está em ruínas, por causa de alguma crise, Deus quer fazer de você um belo lugar de onde Ele viva para sempre.
· · Se você crê em Jesus, você será como um candelabro de ouro, onde a presença de Deus é sempre real... Não importa qual seja seu problema ou sua situação, Deus quer reconstruir a sua vida, para seu bem e para a Glória de Deus.

PARA VOCÊ VER A OBRA COMPLETA EM SUA VIDA...

3. DEUS TE FAZ SUPERAR OS OBSTÁCULOS DA JORNADA. v. 7.

· Deus faz essa pergunta...
· Deus falou a Zorobabel pela boca de Zacarias, que ele venceria esse monte... Que ele iria saltar esse enorme obstáculo e iria seguir adiante...
· · Deus falou: “Diante de Zorobabel, altas montanhas vão virar campos planos”.
· · Quando em meio as ruínas de sua vida você observar enormes montes de obstáculos que te impedem de seguir adiante, mantenha acesa a chama da fé, porque Deus te ajudará a ir em frente e conquistar a vitória.
· · Alguém disse que se a pessoa fala que não pode, ela acaba não podendo mesmo, mas se ela diz que pode e se convence que pode, então, ela poderá.
· · Quando uma pessoa quer ressurgir do meio dos escombros dos problemas, isso não será simples, mas o Senhor te diz hoje, que está te segurando pela mão, e não haverá nada nem ninguém, que faça frente ou impeça o agir de Deus, tornando sua vida bela e próspera.

PARA VOCÊ VER A OBRA COMPLETA EM SUA VIDA...

4. DEUS TERMINARÁ A OBRA QUE COMEÇOU EM SUA VIDA: vs. 8-9

· Zacarias é o profeta de Deus, e dá a Zorobabel, uma última mensagem que é: Zorobabel mesmo dará início a reconstrução do templo e será ele mesmo, o que a verá terminada.
· Isso, além de ser uma visão é uma promessa na qual Zorobabel devia descansar... não demoraria e a cidade e o templo estariam completamente levantados e com todo esplendor.
· Tudo o que Deus inicia em nossa vida, é absolutamente certo que será terminado.
· Não importa se esteja tão destruída a sua vida, se Deus tem começado sua reconstrução, você irá vê-la concluída!· Deus não é como nós que podemos começar algo e nunca terminar.
· Mas a Bíblia nos garante, se você põe a sua vida nas mãos de Deus, Ele iniciará a obra de reconstrução e, não importa quanto tempo leve, ela será completamente refeita, completamente terminada. Deus promete!  · Jo 4.34; Fp 1.6

Conclusão:

O segredo é ser fiel, e permanecer fiel até o fim! Decida ficar ao lado de Deus até o fim, aconteça o que acontecer.