Louvores Abençoadores

sábado, 16 de novembro de 2019

21º Dia de oração – Linha de chagada – 17/11 Domingo


     DESFRUTAR DO PODER 
DE DEUS E RECOMEÇAR

“Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os tirou da tribulação em que se encontravam. Reduziu a tempestade a uma brisa e serenou as ondas. As ondas sossegaram, eles se alegraram, e Deus os guiou ao porto almejado.” (Salmo 107.28-30)

 “Certo sábado, quando Jesus ensinava numa sinagoga, apareceu uma mulher enferma por causa de um espírito impuro. Andava encurvada havia dezoito anos e não conseguia se endireitar. Ao vê-la, Jesus a chamou para perto e disse: Mulher, você está curada de sua doença! Então ele a tocou e, no mesmo instante, ela conseguiu se endireitar e começou a louvar a Deus.” (Lucas 13.10-13)

A cada dia, por mais que alguns tentem evitar, é praticamente impossível deixar de se fazer algum balanço; seja da vida pessoal, espiritual ou profissional. Triste é que muitos descobrem que pouca coisa mudou. Há casos em que a coisa piorou, ou por negligência pessoal; ou por motivos alheios à vontade ou em consequência de atitudes ou de pecados do passado.

No texto que lemos, Jesus está ensinando na sinagoga quando entra uma mulher encurvada, com a coluna torta, que passara dezoito anos olhando para o chão, atormentada por um espírito de enfermidade. Ano após ano, aquela mulher entrava naquela sinagoga encurvada e não conseguia se consertar. A rotina de dor, angústia e sofrimento era uma realidade na sua vida. Tudo o que aquela mulher precisava era de uma chance para recomeçar. E o tempo de recomeçar chegou para aquela mulher.

Assim como aquela mulher, talvez você esteja vivendo uma rotina de dores, lutas, enfermidades e sofrimentos que têm ofuscado brilho de dias melhores. Você já não consegue mais encontrar uma luz no fim do túnel. Talvez você esteja encurvado pela tristeza de não encontrar mais sentido para sua vida. Mas, também, assim como aquela mulher, chegou o tempo de recomeçar para você. Hoje é o tempo de recomeçar! Então, de acordo com o texto que lemos e com a experiência daquela mulher, o que você precisa fazer para recomeçar?

É tempo de recomeçar, então…

1. Não deixe a ESPERANÇA morrer

“Certo sábado, quando Jesus ensinava numa sinagoga, apareceu uma mulher enferma por causa de um espírito impuro. Andava encurvada havia dezoito anos e não conseguia se endireitar.” (v.10-11)

Qual é o lado positivo do verso que acabamos de ler? É que aquela mulher nunca parou de tentar melhorar. Há dezoito anos que ela não conseguia se endireitar. O que dá a entender que, dentro desse tempo todo, ela ainda nutria o desejo de se libertar daquela enfermidade. Ainda havia uma faísca de esperança. E de onde vinha essa esperança? De ouvir falar no nome de Jesus. Ela entrou no ambiente onde Jesus estava e não deixou a sua esperança morrer. Ela sabia que Jesus poderia trazer um tempo de recomeço para sua vida.

E você, há quanto tempo você está sofrendo? Quais são as lutas que insistem em não deixar a sua vida? Quais são os dilemas que têm trazido tristeza ao seu coração há muito tempo? Hoje é tempo de recomeçar! Jesus está aqui, e onde Jesus está a esperança de recomeçar não pode morrer. Você não pode sair daqui sem expectativas de um recomeço, você não pode sair daqui da mesma forma ou pior do que quando chegou. Você precisa ter um encontro com Jesus e não deixar a esperança morrer em seu coração. Veja o que diz o Salmista: “Tu és o Deus que realiza milagres; mostras o teu poder entre os povos.” Salmos 77:14

Seja persistente! Não entregue os pontos! Não perca a oportunidade! Não diga que pra você não tem mais jeito. Hoje é o tempo do seu recomeço. Portanto, não deixe a esperança morrer, desfrute do poder de Deus!

É tempo de recomeçar, então…

2. Nunca perca a sua FÉ

“Esta mulher, uma filha de Abraão, foi mantida presa por Satanás durante dezoito anos. Não deveria ela ser liberta, mesmo que seja no sábado?” (v.16)
Lucas nos diz que ela era “uma filha de Abraão”, ou seja, uma mulher de fé. Ela nunca perdeu sua fé. Nunca deixou de acreditar que Deus, a qualquer momento, poderia virar a sua sorte. Mesmo diante de um problema que a atormentava há dezoito anos, aquela mulher alimentava sua fé em Jesus.
O fato de enfrentarmos problemas não deve ser motivo para duvidarmos que Deus existe e que Ele se importa conosco. Muito pelo contrário, os problemas desta vida são uma oportunidade para exercitarmos nossa fé em Jesus! Em Jesus, não somos livres dos problemas, mas somos livres nos problemas, porque Ele está conosco. O salmista sabia dessa verdade:
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo. A tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmo 23.4)

A vida não é um conto de fadas. Ela tem os seus dias de vale da sombra da morte. Entretanto, havia certeza no coração do salmista de que mesmo no dia ruim, mesmo no dia da enfermidade, mesmo no dia do luto, mesmo no dia do desemprego, mesmo no dia da perda o Senhor estava com ele. Sua fé no Senhor estava em dia! Ele nunca perdeu a sua fé. Infelizmente, somos “experts” em exercitar a nossa fé em tantas coisas que não podem produzir nada de bom em nossa vida, mas temos muita dificuldade de exercitar a fé naquele que pode todas as coisas, naquele que tem todo poder no céu e na terra: Jesus! O apóstolo Paulo, agradecendo o cuidado e as ofertas da igreja de Filipos, fez a seguinte declaração de fé em Jesus:

“… Aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.” (Filipenses 4.11-13)

Para recomeçar a vida, alimente sua fé em Jesus. Ele nunca o desapontará. Ele nunca o decepcionará! Lembre-se que Ele prometeu aos seus discípulos que estaria com eles diariamente até o fim dos tempos. E a mesma promessa alcança a sua vida também!

Não há como recomeçar a vida sem alimentar a fé em Jesus!

É tempo de recomeçar, então…

3. Receba e Celebre o seu MILAGRE

“Ao vê-la, Jesus a chamou para perto e disse: Mulher, você está curada de sua doença! Então ele a tocou e, no mesmo instante, ela conseguiu se endireitar e começou a louvar a Deus.” (v.12-13)

Há um fato muito interessante aqui. Jesus a chamou para perto. Naquele tempo e naquela cultura, as mulheres sentavam nos últimos lugares da sinagoga e, praticamente, não eram notadas, ainda mais uma mulher com aquela enfermidade. Mas nada foge do olhar atento de Jesus. Nenhum sofrimento passa despercebido dos olhos do Mestre. Nenhuma rejeição fica sem o registro da visão do Rei dos reis.

Aquela mulher atendeu ao chamado de Jesus, Ele a tocou e, no mesmo instante, ela ficou totalmente curada. Seu passo seguinte foi celebrar o milagre recebido. O texto diz que ela começou a exaltar, a elogiar, a louvar a Deus! Tudo começou porque Ela ouviu o chamado de Jesus e não endureceu o seu coração. A Bíblia diz:

“Assim como diz o Espírito Santo: hoje, se vocês ouvirem a voz de Deus, não endureçam o coração…” (Hebreus 3.7-8)

Jesus viu aquela mulher em meio a tantas outras pessoas naquela sinagoga e Ele vê você também aqui nesta noite. Ele está chamando você para perto, Ele está chamando você para recomeçar a vida, mas a decisão de atender ao chamado é única e exclusivamente sua. Se você atender ao chamado de Jesus, você receberá o primeiro e grande milagre da sua vida: a salvação, a vida eterna. Você já sairá daqui vivendo o tempo do recomeço e com certeza vai celebrar a sua nova vida em Cristo Jesus! Por isso…

Receba e celebre o seu milagre entregando sua vida para Jesus!

Se você já é um servo do Senhor como aquela mulher e está vivendo um momento turbulento, sofrido, doloroso, O Senhor te chama para perto. Venha para perto do Senhor e desfrute do poder de Deus, desfrute do milagre do toque de Jesus em sua vida!

Conclusão:

Aquela mulher teve uma única oportunidade de recomeçar a vida, e ela não a desperdiçou! Depois daquele dia, Jesus não voltou mais àquela sinagoga. Um novo dia raiou na vida daquela mulher e ela pôde olhar para cima e reconhecer a oportunidade que Deus lhe deu para RECOMEÇAR, naquele dia ela pode desfrutar do poder de Deus.

É tempo de recomeçar, de desfrutar do poder de Deus, portanto;

1. Não deixe a ESPERANÇA morrer
2. Nunca perca a sua FÉ
3. Receba e Celebre e desfrute o seu MILAGRE

Hoje é tempo de recomeçar! Não perca a oportunidade de recomeçar a vida entregando-se para Jesus, colocando nele toda a sua esperança, alimentando cada dia mais a sua fé nele, recebendo e celebrando, dia após dia, os seus milagres.


Receba o chamado de Jesus, venha para perto!
Atenda o chamado de Jesus, receba o toque Dele!

                                                                                        De seu conservo, Alberto J. Santos

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

20º Dia de oração e jejum – 16/11 – Sábado


O Deus que cumpre 
PROMESSAS

 “Não ficou sem cumprimento nem uma de todas as boas promessas que Ele fez…” (1º Reis 8.56)

Introdução:

Salomão louvou a Deus pelo cumprimento de todas as promessas que haviam sido feitas a seus antepassados. Ele reconheceu a mão fiel do Senhor cuidando de todas as coisas para que a sua Palavra se cumprisse. Ele reconheceu a fidelidade do Senhor, que é um Deus que cumpre o que fala. A Bíblia diz:

“Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir?” (Números 23.19)
“Quando você combina as promessas de Deus às suas orações, coisas poderosas acontecem.”

Muitas promessas feitas por Deus no passado eram específicas para aquele tempo e para aquelas pessoas. Entretanto, a essência dessas promessas permanece até os nossos dias. Gostaria, então, de destacar algumas promessas feitas por Deus através da Sua Palavra:

1ª Promessa: CORAGEM

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41.10)

“As promessas de Deus me libertam do medo.”

Quando Deus chamou Josué para liderar o seu povo substituindo Moisés, Ele fez uma promessa que, com certeza, inundou o coração daquele homem de confiança e coragem:
“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Josué 1.9)

2ª Promessa: ESPERANÇA

“Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Isaías 40.28-31)

3ª Promessa: PROVISÃO

“Abençoarei este lugar com fartura…” (Salmo 132.15)

Sião tornou-se lugar da habitação de Deus. E onde Deus habita há promessa de provisão, e provisão com fartura. Confiar nesta promessa é ter a certeza de que se formos fiéis a Deus, não vamos precisar nos preocupar com as necessidades básicas da vida. Jesus ratificou essa verdade quando disse o seguinte:

“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. […] Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.25,33)

“Não existe escassez na vida daquele que conhece o Deus de toda provisão.”

Podemos comprovar essa verdade na vida de Davi. Em algumas das suas composições, o salmista faz menção do cuidado e da provisão de Deus:

“O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.” (Salmo 23.1)

“Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.” (Salmo 37.25)

4ª Promessa: SALVAÇÃO

“Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador…” (Isaías 43.1-3)

“Não há circunstância adversa que seja capaz de impedir a salvação que vem do Senhor.”

Conclusão:

Orar a Palavra de Deus é acreditar que aquilo que Ele prometeu é verdade e vai se cumprir. A oração de promessa é feita por aqueles que estão alinhados com Deus e com a sua Palavra.

Então…

 -  Para dias de medo e de pavor, faça a oração de promessa de coragem – “Eu não preciso temer porque Deus é comigo”.
 - Para dias de perda, luto e amargura, faça a oração de promessa de esperança – “Eu espero no Senhor e Ele renova as minhas forças”.
 - Para dias de escassez, faça a oração de promessa de provisão – “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”.
 - Para dias de desespero e sem solução, faça a oração de promessa de salvação – “O Senhor me resgatou, chamou-me pelo nome, eu sou dele. Ele é o meu Senhor, o meu Deus, o Santo de Israel, o meu Salvador”.

“A sua vida é a casa onde Deus quer habitar e fazer cumprir todas as suas promessas.”

                                           De seu conservo, Alberto J. santos

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

19º dia de oração e jejum - 15/11 – Sexta feira


 O poder de uma igreja que ORA!

 Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.”  (Atos 12.5)

Certo teólogo afirmou corretamente: “Jamais subestime o poder de uma igreja que ora.”

A oração é a ferramenta mais importante do cristão. Através da oração mantemos contato com o criador através de Jesus, com o auxílio do Espírito Santo, pois não sabemos orar como convém. O Senhor Jesus a considera como dever do cristão e deve ser acompanhada de perseverança, disse Jesus: orai sem cessar.

Deus está pronto para executar a sua intervenção! O que cabe a cada um de nós é clamar por ela! O clamor pela intervenção divina feita pela igreja primitiva chama-nos a atenção. O que essa atitude da igreja que clamou pela intervenção divina nos ensina?

Uma igreja que ora...

1. CONHECE aquele que o ouve
“Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.” (Atos 12:5).
Os crentes dirigiram seu clamor a Deus, o soberano Senhor, porque o conheciam. Sabiam quem ele era. E nós, será que conhecemos o Deus a quem clamamos?

 Uma igreja que ora...

2. Não enxerga IMPOSSIBILIDADES
“Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.” (Atos 12.5).

A igreja estava reunida para clamar pela intervenção divina. Havia um grupo de irmãos na casa da mãe de João Marcos clamando a Deus em favor de Pedro. As circunstâncias eram humanamente irreversíveis, mas eles oraram.

  Uma igreja que ora...

3. INTENSIFICA suas orações até ver a AÇÃO de Deus
“Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.” (Atos 12.5).

Havia intensidade no clamor daqueles irmãos pela intervenção divina. Eles não desistiram, não duvidaram, não se cansaram e nem se fatigaram. Eles permaneceram bombardeando os céus. É com esse senso de urgência e intensidade que devemos clamar. Pedro estava preso, mas a igreja orava por ele incessantemente.

“A igreja nunca é tão influente na terra como quanto ela está   em oração diante de Deus.”
Conclusão:

 Uma igreja que ora...
1. CONHECE aquele que a ouve
2. Não enxerga IMPOSSIBILIDADES
3. INTENSIFICA suas orações até ver a AÇÃO de Deus

Ore, meu irmão(ã), Sabendo que Deus ouve a sua oração. Ore, pois o Próprio Jesus disse: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. E Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Mateus 18:18,19 – Ore meus irmãos pois Jesus está aqui para te ouvir. – “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18:20.

Clame a Deus. Venha o teu reino seja feita sua vontade assim na terra como no céu!
Ore, ore insistentemente como Elias, até Deus responder!

Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. Tiago 5:17,18 - Não se detenha com suas fragilidades. Faça valer sua fé, orando insistentemente.

                                         De seu conservo, Alberto J. Santos

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

18º dia de oração e jejum – 14/11 – Quinta feira


Uma Vida de Fidelidade

“Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.” (Provérbios 3.3)
 Daniel 1.1-19 -2.46-48

A fidelidade começa quando somos transformados e, em todo nosso comportamento, somos fiéis a Deus. A Bíblia diz:


De acordo com a experiência de Daniel, como é possível viver uma vida de fidelidade a Deus? Quais são os benefícios de viver uma vida de fidelidade a Deus?

Uma vida de fidelidade a Deus…

1. REVELA a nossa verdadeira identidade.
“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles.” (Daniel 1.8)
Qual é a identidade que a sua vida revela? A identidade do céu ou a identidade da terra?

Uma vida de fidelidade a Deus…

2. Nos leva ao desejo de AGRADÁ-LO em tudo.
“Daniel disse então ao homem que o chefe dos oficiais tinha encarregado de cuidar de Daniel, Hananias, Misael e Azarias: peço-lhe que faça uma experiência com os seus servos durante dez dias: Não nos dê nada além de vegetais para comer e água para beber.” (Daniel 1.11-12)

Daniel não se preocupou em agradar aos outros, nem ao rei, nem ao chefe dos eunucos e nem aos seus novos companheiros. A prioridade de Daniel era agradar a Deus e isso se chama fidelidade!
Precisamos atender a expectativa de Jesus quando disse: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus 5.16)

E também o próprio Senhor Jesus nos dá um parâmetro de fidelidade: “Disse-lhe o Senhor, muito bem, servo bom e fiel, foste fiel no pouco sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu Senhor.” Mt 25.21.

Uma vida de fidelidade a Deus…

3. Possui um TESTEMUNHO irretocável.
“O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei.” (Daniel 1.19)

Daniel não perdeu de vista seu dever de cristão: testemunhar com fidelidade sobre a pessoa de Deus. Ele e seus três amigos testemunharam para o chefe dos eunucos, para o cozinheiro chefe, para os demais jovens que participavam do treinamento e para o rei. Esse testemunho foi tão forte que o rei não teve outra coisa a fazer senão dizer que a vida de Daniel e dos seus amigos era uma vida irretocável, irrepreensível, incomparável.

Uma vida de fidelidade a Deus…

4. ELEVA o nosso nível de influência.
“Então o rei Nabucodonosor caiu prostrado diante de Daniel, prestou-lhe honra e ordenou que lhe fosse apresentada uma oferta de cereal e incenso. O rei disse a Daniel: Não há dúvida de que o seu Deus é o Deus dos deuses, o Senhor dos reis é aquele que revela os mistérios, pois você conseguiu revelar esse mistério. Então o rei colocou Daniel num alto cargo e o cobriu de presentes. Ele o designou governante de toda a província da Babilônia e o encarregou de todos os sábios da província.” (Daniel 2.46-48).

Daniel e seus três amigos foram examinados, aprovados e considerados dez vezes mais sábios que os outros. Como resultado, cada um dos quatro foi colocado em um alto cargo. Eles chegaram como escravos e foram promovidos a governadores. Tudo isso aconteceu porque eles foram fiéis a Deus e o Senhor os honrou.

“Nosso papel é obedecer, o papel de Deus é nos promover.”

Uma vida de fidelidade a Deus…

5. Nos dá recompensa eterna.
Veja o que Jesus diz a João em apocalipse: “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.” (Apc. 3.11-12).
Esplêndida e maravilhosa será a recompensa pela fidelidade! Os vencedores têm a promessa de receber a cidadania eterna e um novo nome no Céu, além da coroa da vida eterna.

O apostolo Paulo quando escreve aos Colossenses ensina a Eles que: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”  Col. 3:23,24

Essa distinção animadora será para todos aqueles que, a exemplo do apóstolo Paulo, se sentem fracos e miseráveis. Não será pela nossa capacidade, nem pela nossa força! Temos a promessa em Zacarias 4.6:

 Conclusão:
A nossa fidelidade e obediência também estão sendo diariamente provadas. O fiel testemunho de Daniel e seus amigos são uma referência quando tivermos que fazer escolhas entre o certo e o errado. Eles escolheram viver uma vida de fidelidade a Deus acima de tudo! Seja fiel a Deus e viva uma vida que vale a pena!

Quando o Apóstolo Paulo ensinou sobre como devemos ministrar e servir, ele disse: “Que os homens nos considerem, pois, como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. 2 Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel.” (1 Coríntios 4.1-2)

Reflexão
A fidelidade gera recompensas, produz coisas melhores e te leva a lugares mais altos.
Como está o teu nível de murmuração em relação às suas frustrações?
Como você esta servindo,  nas coisas que você faz para Deus?
Deus está olhando para o seu coração e vendo a tua fidelidade, como Ele te vê neste momento?

Oração
“Senhor ajude-me a ser fiel a Ti em todo tempo. Que eu seja também fiel as pessoas e a mim mesmo. Em nome de Jesus amém.”

                                            De seu conservo, Alberto J. Santos

terça-feira, 12 de novembro de 2019

17º dia de oração e jejum – 13/11 - Quarta feira


        É impossível, mas Deus Pode.

“Pois nada é impossível para Deus” (Lucas 1.37) E, “Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.” Marcos 10:27

Hoje estaremos olhando para história da filha de Jairo em Marcos 5.35-43. Neste episódio veremos como Deus pode reverter situações aparentemente impossíveis quando nos posicionamos com atitudes corretas. Quais são as atitudes para receber o seu milagre?


 É impossível, mas Deus pode, então…

1. CLAME pela ajuda de Jesus.
“Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés (…) e lhe implorou insistentemente: Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela para que seja curada e viva”. (vs. 22,23);

Onde você tem buscado ajuda?

“Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro”. (Salmo 40.1)

“Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” (Salmo 121.1-2)

“Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença.” (Salmo 105.4)

É impossível, mas Deus pode, então…

2. Alimente a ESPERANÇA em seu coração.
“Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo (…). Sua filha está morta, disseram eles. Não precisa mais incomodar o Mestre! (…) Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: Não tenha medo, creia somente.” (vs. 35,36) - O Profeta Jeremias nos dá uma grande lição a esse respeito quando diz: Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Lamentações 3:21,22

 É impossível, mas Deus pode, então…

3. Exercite a FÉ.
“Quando chegaram à casa do dirigente da sinagoga, Jesus viu um alvoroço com gente chorando e se lamentando em alta voz (…) então entrou e lhes disse: Porque todo este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme (…) mas todos começaram a rir de Jesus…” (vs. 38,39) – Lembre se, Jó reconheceu o poder e a majestade de Deus em tempos de impossibilidades: “Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido.” (Jó 42.2)

Conclusão:
As atitudes de Jairo de clamar, ter esperança e fé, proporcionaram a ele um grande milagre. A Bíblia diz: “Tomou-a pela mão e lhe disse: (…) levante-se! (…) imediatamente a menina (…) levantou-se e começou a andar…” (vs. 41,42)

A filha de Jairo foi ressuscitada. Isso tem um significado enorme para nós.  Não há milagre que Deus não possa realizar, já que para Deus: “Não há impossíveis”.

Veja o que o profeta Malaquias diz: “Então, aqueles que temem ao Senhor falam cada um com o seu companheiro; e o Senhor atenta e ouve; e há um memorial escrito diante dele, para os que temem ao Senhor e para os que se lembram do seu nome.  E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos, naquele dia que farei, serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve.  Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve.” Malaquias 3:16-18(ARC)

Se você teme ao Senhor e anda nos caminhos Dele, pode confiar, Ele está ouvindo o seu clamor e vai te abençoar, mesmo que seja impossível do ponto de vista humano, para Ele todas as coisas são possíveis!

Oração: Senhor eu sei que para Ti não ha impossíveis, eu confio e creio em Ti, Muda minha vida, transforma, minha família e abençoa a Manancial com avivamento e salvação  de almas em nome de Jesus!

                                    De seu conservo, Alberto J. Santos

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

16º Dia de oração e jejum – 12/11 – Terça feira


DEUS VÊ AS SUAS LÁGRIMAS

 “… E Ezequias chorou amargamente. […] Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei…” (2º Reis 20.3,5)

Ezequias era um homem que andava com Deus, servia-o com fidelidade, vivia com integridade e o obedecia em tudo. Mesmo assim, enfrentou uma grave enfermidade e precisou derramar suas lágrimas diante de Deus. Entenda o seguinte:

“Por mais fiel, íntegro e obediente que você seja, um dia você também vai precisar derramar lágrimas diante do Senhor.”

Deus ouve a sua oração, vê as suas lágrimas e responde o seu clamor. O salmista disse o seguinte:

“Eu, porém, clamo a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz. (Salmo 55.16,17)

“Estou exausto de tanto gemer. De tanto chorar inundo de noite a minha cama; de lágrimas encharco o meu leito. Os meus olhos se consomem de tristeza; fraquejam por causa de todos os meus adversários. Afastem-se de mim todos vocês que praticam o mal, porque o Senhor ouviu o meu choro. O Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor aceitou a minha oração.” (Salmo 6.6-9).

O que podemos aprender com o fato que de que Deus vê as nossas lágrimas? De acordo com a experiência de alguns personagens bíblicos, somos convidados a aprender algumas verdades importantes sobre o Deus que vê as nossas lágrimas.

O Deus que vê as suas lágrimas…

1. Renova a sua ESPERANÇA
“Logo depois, Jesus foi a uma cidade chamada Naim, e com ele iam os seus discípulos e uma grande multidão. Ao se aproximar da porta da cidade, estava saindo o enterro do filho único de uma viúva; e uma grande multidão da cidade estava com ela. Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: Não chore.” (Lucas 7.11-13)

O que Jesus fez pela viúva de Naim?

“Depois, aproximou-se e tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Jesus disse: Jovem, eu lhe digo, levante-se! Ele se levantou, sentou-se e começou a conversar, e Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. Diziam eles: Um grande profeta se levantou entre nós. Deus interveio em favor do seu povo. Essas notícias sobre Jesus espalharam-se por toda a Judéia e regiões circunvizinhas.” (Lucas 7.11-17)

Jesus ressuscitou o filho daquela mulher e renovou a esperança em seu coração.

O Deus que vê as suas lágrimas…

2. Restaura a sua IDENTIDADE
“Convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se à mesa. Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma pecadora, trouxe um frasco de alabastro com perfume, e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume. Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é uma pecadora.” (Lucas 7.36-39)

Um dia, essa mulher derramou suas lágrimas aos pés de Jesus, depois, enxugou-os com os seus cabelos, beijou-os e os ungiu com um perfume. Jesus, ao ver as suas lágrimas e valorizar a sua adoração, deu um nome significado à sua vida. Ele trouxe honra, dignidade e restaurou a sua identidade diante de todos os que a chamavam de pecadora. Preste atenção no relato bíblico:

“… [Jesus] virou-se para a mulher e disse a Simão: Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés. Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama. Então Jesus disse a ela: Seus pecados estão perdoados. Os outros convidados começaram a perguntar: Quem é este que até perdoa pecados? Jesus disse à mulher: Sua fé a salvou; vá em paz.” (Lucas 7.44-50)

O Deus que vê as suas lágrimas…

3. Ainda realiza MILAGRES
“[Elcana] tinha duas mulheres; uma se chamava Ana, e a outra Penina. Penina tinha filhos, Ana, porém, não tinha. […] Ana se levantou e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor. E fez um voto, dizendo: Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados.” (1º Samuel 1:2,9-11)

Um dia Ana se levantou e, com a alma cheia de amargura, chorou muito e orou ao Senhor. E o que aconteceu? Deus viu as lágrimas de Ana e, no tempo certo, lembrou-se da oração que ela havia feito, porque o Deus que vê as suas lágrimas é o Deus que ainda realiza milagres. É impressionante o relato que descreve o momento em que Deus contempla as lágrimas de Ana e realiza o milagre:

“Eli respondeu: Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu. Na manhã seguinte, eles se levantaram e adoraram ao Senhor; então voltaram para casa, em Ramá. Elcana teve relações com sua mulher Ana, e o Senhor se lembrou dela. Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: Eu o pedi ao Senhor.” (1º Samuel 1.17,19-20)

4- O Deus que vê suas lagrimas, também enxugará sua lagrimas
A frase “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima” ainda aparece anteriormente no mesmo livro do Apocalipse (Apocalipse 7:17). Mas essa declaração também é uma citação da profecia do profeta Isaías. O profeta escreve: “O Soberano Senhor enxugará as lágrimas de todo o rosto e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo. Foi o Senhor quem disse!” (Isaías 25:8).

“pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; Ele os conduzirá às fontes das águas da vida, e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”. Apocalipse 7:17

Ele lhes enxugará dos olhos toda a lágrima; não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porquanto a antiga ordem está encerrada!” Apc. 21:4

“...extinguirá a morte de uma vez por todas. O Eterno Yahweh enxugará as lágrimas de todo rosto e retirará de toda a terra a zombaria e a humilhação que seu povo vem sofrendo. Palavra de Yahweh, o SENHOR!” Isaías 25:8 - E Isaías – 35:10 – 51:11 – 60;20  - 65:19  e Jeremias 31:12


Conclusão:
Deus viu as lágrimas do rei Ezequias, o curou e deu a ele mais quinze anos de vida. Deus viu as lágrimas da viúva de Naim, ressuscitou o seu filho e renovou a sua esperança. Deus viu as lágrimas da mulher pecadora, deu a ela dignidade e restaurou a sua identidade. Deus viu as lágrimas de Ana e realizou um milagre em sua vida dando-lhe um filho. Deus vê as suas lágrimas! Veja o que disse o profeta Habacuque:

“Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador. O Senhor Deus é a minha força.” (Habacuque 3.17-19)

O Deus que vê as suas lágrimas…
1. Renova a sua ESPERANÇA
2. Restaura a sua IDENTIDADE
3. Ainda realiza MILAGRES
4. Ele ENXUGARA suas lagrimas


Ore como Davi, ele sabia que Deus é mais que um pai. -“Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.”  Salmos 103:13,14

E não se esqueça: O seu choro pode durar toda a noite, mas a alegria vira pela manhã. Salmo 30:5

De seu conservo, Alberto J. Santos

domingo, 10 de novembro de 2019

15º Dia de oração e jejum – 11/11 – Segunda feira


QUANTO MAIS NOS APROXIMAMOS DA PALAVRA DO SENHOR, MAIS FORTALECIDOS SEREMOS

Daniel 10:19 - "E disse: Não temas, homem muito amado, paz seja contigo; anima-te, sim, anima-te. E, falando ele comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, porque me fortaleceste."

Chega ao fim a preparação para receber a mensagem que o anjo está trazendo da parte de Deus para o profeta Daniel. Veja que primeiro ele libera o que para mim é o ponto chave para receber uma palavra de Deus, PAZ, SHALOM, que tem um entendimento abrangente. Porém, o fundamento é completo, isso é, quando estou em paz, me sinto preenchido, cheio. Logo após, a palavra é: seja forte. Sim forte, forte de verdade. Ele sente essa força entrando nele, a ponto de dizer ao anjo “continue falando, pois suas palavras me dão força”.

Deseje mais de Deus, se aproxime da Sua palavra:  Veja o pedido que o profeta faz ao anjo: “continue falando!”. Apesar de termos sido criados do pó da terra, nosso fôlego de vida vem de Deus, temos a necessidade de habitar nessa Terra para sobreviver, mas Deus soprou seu fôlego em nós, sendo que a primeira respiração de Adão veio do céu, veio de Deus. Por isso, quando o ser humano se aproxima do criador, ele é fortalecido com uma força que ele não conhece, pois não vem de seu corpo ou alma, mas de seu espírito. Enquanto o profeta ouvia a voz desse ser celestial, ele era mais fortalecido. Se aproxime ao máximo da palavra do Senhor e você vai ver que Deus continua falando, e quanto mais nos aproximamos, mais fortalecidos seremos.  

Somos fortalecidos e encorajados pela palavra de Deus.

Deus fortalece quem o ama. Mesmo quando estamos fracos, podemos encontrar força em Deus. Deus não fica cansado nem enfraquece. Ele está sempre do nosso lado para nos fortalecer quando precisamos.

Olha o que o salmista diz: “O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre”. Salmos 73:26

Deus nos fortalece com alegria e paz. Por sua força podemos vencer o pecado e viver em liberdade. Quando o inimigo nos tenta abater, Deus nos fortalece e protege. Ele renova nossas forças e nos ajudar a continuar lutando até alcançar a vitória. Veja o que diz o salmista: “O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor dá a seu povo a bênção da paz.”  Salmos 29:11. - Tu és temível no teu santuário, ó Deus; é o Deus de Israel que dá poder e força ao seu povo. Bendito seja Deus! Salmos 68:35
Isaías recebe de Deus uma palavra encorajadora e você também pode e deve se apropriar dessa promessa! “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.”  Isaías 41:10

Estamos na reta final

Hoje, entramos na última semana de oração e jejum e há algo de precioso da parte de Deus para nós. O que vivemos nestas ultimas duas semanas, passo a passo, lição por lição, ministração por ministração, experiência por experiência e estes encorajamentos que tivemos foram maravilhosos e são para que toda a nossa Igreja não viva ocasionalmente em vitória, mas tenha uma Vida Vitoriosa plena, dia-a-dia, em todas as áreas do seu viver.

Essa semana é definitiva, muita coisa se decidirá nessa semana, transformações, curas, libertações e salvação, mudanças de rumo e estabelecimento de propósitos.

Ainda faltam 7 dias de batalha. Faça como Davi, busque animo no Senhor – 
                                                                                              1ª Samuel 30:6c

Vigie, esteja firme, ainda não acabou!

Está escrito em 1ª Pedro 5:8 “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar…” - Olha o que Pedro está dizendo: “Sede sóbrios e vigilantes.” ‘Fica esperto’. Fica alerta, não tires férias espirituais. O inimigo anda em derredor tentando nos atingir, ainda mais quando ele percebe que a benção de Deus se aproxima. Como disse o Apóstolo Pedro “… O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge…”. Ele ameaça, mas, lembre se do que nosso irmão Apostolo Tiago disse.   “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7 – E não podemos deixar de ler o que o apostolo Paulo orienta aos Coríntios. “Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos.” - 1ª Coríntios 16:13 - Somos orientados a estar firmes na fé, a nos comportarmos com maturidade e coragem(varonilmente) e a encorajarmos e fortalecermos uns aos outros.   – Aos Efésios ele diz: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” Efésios 6:10 – todos nós devemos nos ajudar uns aos outros, a benção de Deus é para a igreja formada por pessoas e famílias.

 Oração: Senhor entrei na última semana de oração e jejum, me ajude, renove minhas forças, quero ir até o fim, quero minha vida transformada,  quero viver o sobrenatural de  Deus, quero minha família abençoada, quero minha igreja poderosa, cheia de sua presença, ajude meus irmãos à irem até o fim e alcançarem a benção, em nome de Jesus.

Creia, assim diz o Senhor.  “Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei.” Isaías 41:13


                                                                     Seu conservo, Alberto J. Santos

sábado, 9 de novembro de 2019

14º Dia de oração e jejum – 10/11 Domingo


 O que ganha ALMAS é SÁBIO!

“O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é” Provérbios 11:30.

“…Muito pode, por sua eficácia a súplica do justo” Tiago 5:16.

  Os instrumentos de Deus para levar o evangelho às pessoas. Eu e você. Se nós obedecermos a Sua Palavra, ganharemos almas. O grande objetivo da sua vida é ser uma árvore de vida – para ganhar almas do pecado e da tolice para a justiça e a sabedoria. Não há chamado maior ou um objetivo maior, em seus relacionamentos com os outros, do que o de anunciar o que Jesus fez pelo pecador e a vida eterna reservada para aqueles que recebem Jesus. E orar apara que isso aconteça é a medida mais alta do amor e do valor para com as outras pessoas que nós podemos manifestar.

Nesses 21 dias de oração e jejum, ore para que Deus toque em alguém, aproveite e fale para ele(a) do amor de Deus e convide o para estar conosco em uma das reuniões.

Todos os ganhadores de almas foram pessoas de muita oração e todos os grandes avivamentos foram precedidos de oração fervorosa e sincera de pessoas sozinhas no quarto com Deus.

Antes que Jesus começasse o seu ministério, quando grandes multidões o seguiam, Ele passou quarenta dias e noites a sós com Deus em oração e em jejum. (Mat. 4: 1-11).

Paulo orava sem cessar. Dia e Noite suas orações, súplicas e intercessões subiam à Deus (Atos 16: 25; Fp. 1: 3-11; Col. 3: 9-11).

A descida do Espírito Santo no dia de pentecoste e as três mil conversões em um dia, foram precedidos por dez dias de oração, louvor, sondagens do coração diante de Deus, e estudo da Escrituras Sagradas. Depois disto continuaram orando, e num outro dia, cinco mil se converteram. (Atos 2: 4-6; 4:4; 6: 4-7).

EXEMPLOS DE PESSOAS QUE ORAVAM.

Lutero – Costumava orar três horas por dia e com isso quebrou as correntes de séculos e colocou as nações cativas em liberdade.

John Knox – Costumava passar noites em oração clamando a Deus e dizendo:
“Dá-me a Escócia senão eu morro!” – E Deus lhe deu a Escócia.

Baxter – Manchou as paredes do seu gabinete com o hálito da oração e enviou uma maré de salvação por toda aquela terra.

John Wesley – nos fala em seu diário, nas noites inteiras que passava em oração. Dessa forma ele e os seus cooperadores foram capacitados para resgatar a Inglaterra do Paganismo.

Jonathan Edwards – Na noite anterior ao seu inesquecível sermão (Pecadores nas mãos de um Deus irado), que deu início ao avivamento que sacudiu a Nova Inglaterra, ele e algumas outras pessoas passaram a noite em oração.
Se houvessem santos soldados em cada grupo de crentes, em cada igreja, que passassem metade de cada noite de sábado em oração, nós estaríamos em um patamar de santidade sem precedentes na história recente do cristianismo no Brasil.

Rev. Willian Bramwell – orava seis horas por dia, e mesmo assim dizia que sempre ia orar sozinho com dificuldade. Ele tinha que se obrigar a fazer isto... Então, quando pregava, as nuvens se dissipavam e chuvas de bênçãos caiam sobre as pessoas.
Certo homem perguntou a outro porque o sr, Bramwell era capaz de dizer coisas novas e tão maravilhosas que traziam bênçãos a tantas pessoas.
– “É porque ele vive tão perto do trono de Deus, que o Senhor lhe conta Seus segredos e depois ele os conta para nós”. Disse o outro homem.

A RELUTÂNCIA EM ORAR PODE TER UMA DESTAS CAUSAS:

1 – Oposição de Espíritos Ímpios – O Diabo odeia ver um crente orando. Orar em secreto como Jesus Ensinou no Sermão do Monte, é um momento de profunda intimidade com Deus e tem o poder de mover céus e terra no interesse do Reino de Deus. O Diabo sempre se oporá a um crente orando. A oração concorde de dois ou três irmãos tem autoridade sobre qualquer assunto na terra ou no céu. Mateus 18:18,20 – está claro por que o Diabo faz de tudo para nos impedir de orar sozinho ou com outros irmãos.

2 – Preguiça do corpo e da mente – Causada por doença, perda de sono, excesso de sono, pela gula que exige demais dos órgãos digestivos e entope a corrente sanguínea e abafa todos os mais altos e nobres poderes da alma.

3 – Falha em responder afirmativamente ao Espírito Santo – Se quando nos sentimos impelidos a orar, hesitamos, por causa de conversas ou de outra coisa qualquer, o espírito de oração será reprimido em nós.

Uma pessoa intrépida e de fé, que ora, pode conseguir vitória para uma cidade inteira ou para uma nação. Elias venceu no Monte Carmelo, Daniel venceu na Babilônia. Se uma pessoa for levada a orar dessa maneira a vitória será ainda muito mais abrangente.    

Nesses 21 dias de oração e jejum temos o dever de orar e jejuar por pelo menos, + um para Jesus e convida ló(a) para estar no culto ou em uma das reuniões afim de ouvir a palavra de salvação.

Tem algo muito errado em nossas orações se elas só dizem respeito a nós e nossos interesses.

Segundo a tradução da Bíblia viva o texto diz que: ser sábio é levar outros a presença de Deus.  Prov. 11:30.

Sabe aquela pessoa, amigo, vizinho ou parente que você deseja tanto ver rendida ao pés do Senhor, pois é, comece orando por ela e convide á para vir a igreja com você. Se esforce, se interesse, demostre amor pelo próximo que precisa de Jesus e pela sua igreja que tem o dever de crescer!

  Pense nisso, faça algo sobre isso e dobre seus joelhos diante de Deus por alguém que ainda não foi salvo, ore por salvação de almas, ore pelo crescimento da Igreja.


                                            Seu conservo, Alberto J. Santos