Louvores Abençoadores

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

18º dia de oração e jejum – 14/11 – Quinta feira


Uma Vida de Fidelidade

“Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.” (Provérbios 3.3)
 Daniel 1.1-19 -2.46-48

A fidelidade começa quando somos transformados e, em todo nosso comportamento, somos fiéis a Deus. A Bíblia diz:


De acordo com a experiência de Daniel, como é possível viver uma vida de fidelidade a Deus? Quais são os benefícios de viver uma vida de fidelidade a Deus?

Uma vida de fidelidade a Deus…

1. REVELA a nossa verdadeira identidade.
“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles.” (Daniel 1.8)
Qual é a identidade que a sua vida revela? A identidade do céu ou a identidade da terra?

Uma vida de fidelidade a Deus…

2. Nos leva ao desejo de AGRADÁ-LO em tudo.
“Daniel disse então ao homem que o chefe dos oficiais tinha encarregado de cuidar de Daniel, Hananias, Misael e Azarias: peço-lhe que faça uma experiência com os seus servos durante dez dias: Não nos dê nada além de vegetais para comer e água para beber.” (Daniel 1.11-12)

Daniel não se preocupou em agradar aos outros, nem ao rei, nem ao chefe dos eunucos e nem aos seus novos companheiros. A prioridade de Daniel era agradar a Deus e isso se chama fidelidade!
Precisamos atender a expectativa de Jesus quando disse: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus 5.16)

E também o próprio Senhor Jesus nos dá um parâmetro de fidelidade: “Disse-lhe o Senhor, muito bem, servo bom e fiel, foste fiel no pouco sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu Senhor.” Mt 25.21.

Uma vida de fidelidade a Deus…

3. Possui um TESTEMUNHO irretocável.
“O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei.” (Daniel 1.19)

Daniel não perdeu de vista seu dever de cristão: testemunhar com fidelidade sobre a pessoa de Deus. Ele e seus três amigos testemunharam para o chefe dos eunucos, para o cozinheiro chefe, para os demais jovens que participavam do treinamento e para o rei. Esse testemunho foi tão forte que o rei não teve outra coisa a fazer senão dizer que a vida de Daniel e dos seus amigos era uma vida irretocável, irrepreensível, incomparável.

Uma vida de fidelidade a Deus…

4. ELEVA o nosso nível de influência.
“Então o rei Nabucodonosor caiu prostrado diante de Daniel, prestou-lhe honra e ordenou que lhe fosse apresentada uma oferta de cereal e incenso. O rei disse a Daniel: Não há dúvida de que o seu Deus é o Deus dos deuses, o Senhor dos reis é aquele que revela os mistérios, pois você conseguiu revelar esse mistério. Então o rei colocou Daniel num alto cargo e o cobriu de presentes. Ele o designou governante de toda a província da Babilônia e o encarregou de todos os sábios da província.” (Daniel 2.46-48).

Daniel e seus três amigos foram examinados, aprovados e considerados dez vezes mais sábios que os outros. Como resultado, cada um dos quatro foi colocado em um alto cargo. Eles chegaram como escravos e foram promovidos a governadores. Tudo isso aconteceu porque eles foram fiéis a Deus e o Senhor os honrou.

“Nosso papel é obedecer, o papel de Deus é nos promover.”

Uma vida de fidelidade a Deus…

5. Nos dá recompensa eterna.
Veja o que Jesus diz a João em apocalipse: “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.” (Apc. 3.11-12).
Esplêndida e maravilhosa será a recompensa pela fidelidade! Os vencedores têm a promessa de receber a cidadania eterna e um novo nome no Céu, além da coroa da vida eterna.

O apostolo Paulo quando escreve aos Colossenses ensina a Eles que: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”  Col. 3:23,24

Essa distinção animadora será para todos aqueles que, a exemplo do apóstolo Paulo, se sentem fracos e miseráveis. Não será pela nossa capacidade, nem pela nossa força! Temos a promessa em Zacarias 4.6:

 Conclusão:
A nossa fidelidade e obediência também estão sendo diariamente provadas. O fiel testemunho de Daniel e seus amigos são uma referência quando tivermos que fazer escolhas entre o certo e o errado. Eles escolheram viver uma vida de fidelidade a Deus acima de tudo! Seja fiel a Deus e viva uma vida que vale a pena!

Quando o Apóstolo Paulo ensinou sobre como devemos ministrar e servir, ele disse: “Que os homens nos considerem, pois, como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. 2 Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel.” (1 Coríntios 4.1-2)

Reflexão
A fidelidade gera recompensas, produz coisas melhores e te leva a lugares mais altos.
Como está o teu nível de murmuração em relação às suas frustrações?
Como você esta servindo,  nas coisas que você faz para Deus?
Deus está olhando para o seu coração e vendo a tua fidelidade, como Ele te vê neste momento?

Oração
“Senhor ajude-me a ser fiel a Ti em todo tempo. Que eu seja também fiel as pessoas e a mim mesmo. Em nome de Jesus amém.”

                                            De seu conservo, Alberto J. Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário