Louvores Abençoadores

terça-feira, 5 de novembro de 2019

10º Dia de Oração e Jejum – 06/11 - Quarta feira


  Alegrai vos no Senhor! 


- Filipenses 4:1-9 -

 Em Neemias 8:10, está escrito. “Não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força.”  A maior força que podemos conhecer é a força da alegria na bondade de Deus. De certo, as próprias forças do inferno falham diante de qualquer pessoa cuja força é a alegria verdadeira no Senhor. E quando negligenciamos o crescimento neste aspecto, qualquer outra força é nada mais que fraqueza. Sem a alegria, a nossa “força” é quebrada facilmente.

Considere a fonte da própria força de Jesus. Apenas horas antes dele se deixar ser crucificado, Jesus falou aos seus discípulos: “Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar” (João 16:22). Ele orou a Deus: “Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos” (João 17:13). Quando a multidão chegou para levá-lo, o texto diz: “Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se e perguntou-lhes: A quem buscais? Responderam-lhe: A Jesus, o Nazareno....Quando, pois, Jesus lhes disse: Sou eu, recuaram e caíram por terra.” (João 18:4-6). Todas as forças maciças do mal naquela hora de escuridão não tinham como competir com a força de alegria dentro deste grande coração. Consequentemente, nos é mandado que olhemos “firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso de ignomínia, e está sentado à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:22). Por nada menos que a alegria proposta diante dele, o nosso Senhor resistiu firme!

No cântico que seguiu o cruzamento do Mar Vermelho por Israel, Moisés cantou: “O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação, este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei” (Êxodo 15:2). O Senhor é tanto a nossa força quanto o nosso cântico. Ficamos sinceramente ansiosos para dar a glória a Deus. E quando lhe demonstrar a nossa gratidão se torna a nossa maior alegria, então teremos nos tornados “fortes” no sentido mais elevado e correto desta palavra maravilhosa.

Filipenses é a carta da alegria, Paulo escreve esta carta usando esta palavra por mais vezes do que em qualquer outra carta ou outro livro da Bíblia. Ele escreve esta carta de dentro de uma prisão romana em um buraco em meio a rochas, para demonstrar uma verdadeira alegria que vai além do padrão lógico ou natural, mas uma alegria real.

Mesmo em meio ao cárcere, aos talvez últimos momentos de sua vida, ele demonstra otimismo, alegria e confiança no Senhor.

Quantos de nós perdemos tão facilmente a alegria e otimismo com coisas até pequenas? Nos permitimos abalar com notícias que surrupiam a nossa paz e a nossa confiança em Deus, nos fazer tremer e temer e até mesmo desistir. Muitos hoje vivem escravos da tristeza por saberem se contentarem e se alegrarem naquilo que realmente enche a nossa vida de gozo e paz.

É nessa direção que o apóstolo Paulo nos ajuda a olhar para que a nossa alegria seja assim como a dele que mesmo em meio ao pior momento da vida ainda assim, podemos e devemos nos alegrar.

1-) Nossa verdadeira alegria não está nas coisas mas nas pessoas. Logo no verso 1 Paulo demonstra que estes irmãos de Filipos eram a sua alegria e coroa, pessoas que ganhamos para Cristo e vimos a sua história transformada por influência da nossa vida e ação do Espírito Santo de Deus. Facilmente esses valores são trocados, as coisas valem mais do que as pessoas e o motivo de alegria são os bens e não as pessoas que nos cercam. Paulo nos ensina que a as pessoas por quem batalhamos, lutamos e oramos, essas quando transformadas nos trazem verdadeiro contentamento.

2-) Nossa alegria consiste em permanecermos firmes no Senhor – Paulo ressalta isso aos filipenses, estejam firmes nos Senhor amados, ficar firme em Deus é garantia de alegria em todo o tempo. Nossa alegria é resultado de permanecermos firmes no Senhor – E logo depois o Apostolo os incita a;  “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!”  Filip. 4:4. Leia também,  1 Coríntios 15:58 – e veja como  o Apostolo Paulo nos exorta a permanecer firme no Senhor.  Firmeza meus irmãos, constância. Ore como Davi: “...Ó Deus renova dentro de mim um espírito estável. Salmo 51:10b

3-) Alegre-se no Senhor – Mesmo quando não há motivos aparentes para você se alegrar, lembre-se de que Ele é a razão da sua alegria, alegre-se no Senhor, alegre-se na sua salvação, há algo maior reservado para você, alegre-se, pois Deus já te garantiu isso em Cristo Jesus. Seja firme na presença do Senhor meus irmãos. Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente. Salmos 16:11 – Leia todo o Salmo 16 que salmo lindo, tenho certeza que vai te abençoar.

4-) Não deixe a tua ansiedade te dominar – Quantas vezes você perdeu a alegria por estar ansioso quanto a algo que não estava em seu controle, na expectativa do resultado de algo que você não poderia mudar, lembre-se Deus está no controle da tua vida e de todas as coisas, confie e descanse nEle, não perca a sua alegria por algo que Deus tem o poder para cuidar. Coloque se diante do Senhor e Ele te guardará de vacilar. Salmo 16:8 

5-) Ore mais (Filipenses 4:6) – “Sejam as vossas petições conhecidas diante do Senhor”, Orar mais trará mais paz ao seu coração, e tendo paz você terá alegria, ore, pois Deus responde. Como nos alegra o coração   saber que Deus responde a nossa oração. “Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.” (Isaías 65:24)

6-) Ocupe a tua mente com coisas que valem a pena, com o que é bom – O verso 8 nos ensina que nossa mente deve estar blindada e ocupada com aquilo que produz alegria, que produz esperança, deixe o pensamento de derrotismo e frustração para trás e ocupe a tua mente com a Palavra de Deus, com aquilo que vem do alto e encha o teu coração de paz e alegria.

Reflita:
– Onde está baseada a sua alegria, nas coisas ou nas pessoas?
– Tenho permanecido firme em Deus para minha completa alegria?
– Até que ponto a ansiedade tem influenciado em minha vida?
 “O amor não sente nenhum peso, nada pensa dos problemas, Tenta aquilo que está além de suas forças, não declara desculpa de impossibilidade;
... É por isso capaz de fazer todas as coisas, e dá licença para que tenham efeito, onde aquele que não ama, desmaiaria e se deitaria.” 

(Tomás de Kempis – Pensador e monge Alemão do século 15)

Ore ao senhor Assim: Oh Meu Deus, restaure em mim a alegria da Salvação e o meu prazer em Ti, da me alegria. Unge me com unção de alegria como está escrito em Isaías   61.3

Que Deus te abençoe.
                                          De seu conservo, Alberto J. Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário